top of page
Foto do escritorRose Chá Rosa Rose Chá Rosa

Os mais nocivos dentro da Beleza!

Os cosméticos convencionais podem ser encontrados em qualquer drogaria - desde os baratos aos mais caros - e em muitas cores, formas e perfumes. As promessas dos fabricantes parecem maravilhosas e um creme, shampoo ou a última spray de cabelo acabam rapidamente das gôndolas dos supermercados. já se questionou  dos ingredientes que você usa? Ler cada ingredientes colocado para alimentar os fios dos cabelos, ou da pele?

Infelizmente, há  um Mar de ingredientes em produtos de cuidado convencionais que não se deve pôr na pele. Desde silicones a fragrâncias sintéticas e conservantes hormonalmente activos, a gama de ingredientes nocivos nos cosméticos convencionais é vasta.


Sais de alumínio

Nome INCI: Alumina, cloreto de alumínio, estearato de alumínio, pó de alumínio, Cl77000


Resultado:

A principal aplicação de sais de alumínio nos cosméticos é a dos desodorizantes. Aqui, o seu efeito adstringente é suposto agir como um antiperspirante. Os sais de alumínio são problemáticos porque são absorvidos através da pele e são suspeitos de promover a doença de Alzheimer e o cancro da mama. A nossa dica: utilizar desodorizantes sem alumínio.


Benzophenone

Nome INCI: butil metoxidibenzoilmetano oxibenzona, 4-metilbenzilideno cânfora, benzofenona-1 a -4


Resultado:

As benzofenonas ocorrem como filtros químicos UV em cremes solares, mas também em muitos outros produtos de cuidado. Aqui são supostos proteger as fragrâncias e as cores da destruição pela radiação UV. As benzofenonas e os seus derivados têm um efeito alérgico, razão pela qual são impróprias para pessoas com pele sensível. Também são suspeitos de ter efeitos hormonais e de promover o cancro.


Formaldeído

Nome INCI: Triclosan, Hidroximetilglicinato de Sódio, Diisotionato de Hexamidina, 2-Bromo-2-Nitropropano-1,3-Diol, Quaternium-15


Resultado:

O formaldeído é utilizado como conservante em cosméticos convencionais. Contudo, cada vez mais fabricantes dispensam o formaldeído porque tem um elevado potencial irritante para a pele, danifica a flora cutânea e deve ser sempre especialmente rotulado na embalagem assim que exceda uma concentração de 0,05% no produto final.


Óleos minerais, parafinas, glicerina sintética

Nome INCI: Óleo Mineral, Petrolato, Paraffinum Liquidum, Paraffinum Subliquidum, Cera Microcristallina, Cera Microcristalina, Ozokerite, Ceresina, Vaselina


Resultado:

Pequenos ingredientes à base de óleo, tais como parafinas e glicerina sintética, são normalmente encontrados nos cosméticos convencionais como bases para cremes, loções, óleos e produtos de cuidado capilar. Isto porque a produção é muito barata e estas substâncias sintéticas têm um potencial alergénico muito baixo. Não são permitidos ingredientes à base de óleos minerais nos cosméticos naturais porque estes entupem a pele, bloqueiam os poros e não têm propriedades nutritivas. A pele já não pode ser fornecida com nutrientes e as bactérias e germes podem desenvolver-se excelentemente sob a camada de parafina. Para além do mau efeito na pele e no cabelo, as parafinas também são más para o ambiente. Uma vez que não podem ser decompostas, são depositadas no ambiente e danificam os corpos de água.


Parabenos

Nome INCI: propylparaben, btylparaben, methylparaben, ethylparaben, isobutylparaben, isopropylparaben.


Resultado:

Os parabenos são utilizados como conservantes em cosméticos convencionais devido aos seus efeitos antimicrobianos e fungicidas. Os parabenos são proibidos nos cosméticos naturais porque podem acumular-se no corpo e são suspeitos de ter efeitos hormonais e de promover o cancro.


Plasticantes, especialmente ftalatos

Nome INCI: Ftalato de dietilo, ftalato de dietilhexilo, ftalato de di-n-butilo (DBP)


Resultado:

Os ftalatos são utilizados como plastificantes em cosméticos convencionais para obter uma consistência cremosa. É também utilizado como desnaturante para o álcool. Assim que o termo denat. álcool aparece na lista de ingredientes, pode muito bem ser que os ftalatos tenham sido utilizados para o efeito. Aqui pode saber mais sobre os diferentes tipos de álcool utilizados em produtos cosméticos. Como os ftalatos são gordos e solúveis em água, podem ser absorvidos pela pele e acumular-se no corpo. Por exemplo, podem perturbar o pâncreas e promover a obesidade e a diabetes. Além disso, os ftalatos são suspeitos de ter um forte efeito hormonal, especialmente nos homens, e de afectar a fertilidade.


Plasticizante

Nome INCI: propilenoglicol, 1,2-propanodiol, 1,2-dihidroxipropano, metiletilenoglicol (MEG), metiletilenoglicol.


Resultado:

Estes emolientes são utilizados em cosméticos convencionais e também em pomadas medicinais como humectantes. O produto permanece flexível e é preservado ao mesmo tempo. No entanto, os emolientes podem causar reacções alérgicas e acumular-se no corpo, causando danos nos rins e no fígado.


Emulsificantes

Nome INCI: PEG, PPG, Ceteareth-8, Polietilenoglicol


Resultado:

Cada creme que consiste em água e óleo precisa de um emulsionante para que ambos os ingredientes se combinem um com o outro e formem uma consistência cremosa. Nos cosméticos convencionais, isto é normalmente feito com a ajuda de PEGs (polietilenoglicol). Contudo, os PEG não reagem apenas com gordura e humidade, mas também com a pele. Isto perturba a função de barreira da pele e os poluentes e toxinas ambientais podem ser absorvidos mais facilmente pela pele. Com a sua utilização frequente, a pele seca cada vez mais.


Silicones

Nome INCI: Dimethicone, Trimethicone, Methicone, Amodimethicone, Polysiloxane; existem inúmeras variações, os sufixos "-methicone" e "-siloxane" fornecem orientação.


Resultado:

Os silicones são utilizados em muitos produtos cosméticos convencionais porque tornam os produtos mais fáceis de aplicar e de espalhar. Além disso, proporcionam uma sensação suave na pele e no cabelo e fingem ter um efeito de cuidado. Na realidade, os silicones, que são plásticos líquidos do laboratório de química, cobrem a pele e o cabelo como uma camada hermética. Como resultado, os nutrientes já não podem ser absorvidos e a pele e o cabelo secam internamente.


Surfactantes

Designações INCI: Sulfato de laurilo de sódio, sulfato de laureto de sódio, sulfato de laurilo de amónio, sulfato de miristo de sódio.


Resultado:

Tudo o que é suposto espumar e limpar bem necessita de surfactantes. Nos cosméticos convencionais, estes são substâncias de lavagem relativamente agressivas e agentes espumantes que podem irritar e secar a pele e as membranas mucosas. As pessoas com pele sensível e comichão no couro cabeludo, em particular, reagem aos tensioactivos químicos.


Todos os NOSSOS produtos online estão livres destes ingredientes sintéticos e NOCIVOS. Se tiver quaisquer perguntas sobre os nossos produtos, não hesite em contactar-nos. Pelo WhatsApp.

Obrigada!


Abraços aromatizante,

Rose Menezes.

8 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page